Contexto do Projeto
Desenvolvi o dashboard de análise de performance de vendas de e-commerce utilizando dados de um e-commerce fictício em formato de planilha em Excel como parte de um outro projeto presente no canal da Youtuber Leticia Sirelli.
Problema de Negócio
No cenário fictício, o projeto foi solicitado pela equipe de vendas e marketing de um e-commerce no setor de Moda e Vestuário, com mais de 6 mil clientes, que fatura mais de 40 mil reais por ano, objetivando realizar uma análise abrangente do desempenho de vendas do ano de 2020. A análise deve contemplar alguns aspectos, como:
Evolução do Faturamento
Analisar a trajetória do faturamento ao longo do ano, identificando períodos de crescimento, estagnação ou queda de acordo com a sazonalidade.
Quantidade de Pedidos
Examinar a evolução do número de pedidos realizados, mapeando o impacto das campanhas de marketing na performance dos diferentes canais de venda.
Desempenho por Produto e Categoria
Analisar a performance individual de produtos e categorias, identificando os itens mais vendidos e com maior faturamento.Eficácia dos Canais de Venda
Avaliar a performance de cada canal de venda, identificando o canal com o maior potencial de crescimento.
Objetivos
Compreender a performance de vendas do ano passado em sua totalidade.
Identificar tendências, oportunidades de crescimento e áreas para otimização.
Fornecer insights acionáveis para a equipe de marketing e demais departamentos da empresa.
Embasar decisões estratégicas para impulsionar o crescimento das vendas e a lucratividade da empresa.